Silvio Celestino
Mais sobre o palestrante
Sílvio Celestino é Vice-Presidente da Federação Internacional de Coaches Charter Chapter São Paulo. Atua como coach de presidentes, VPs, diretores, CEO´s e gerentes de organizações na América Latina, Europa e África.
Silvio Celestino é coach de gerentes, diretores e CEOs desde 2002. Também atende a executivos que desejam assumir esses cargos. Possui certificação e experiência internacional em coaching. Foi executivo sênior de empresas nacionais e multinacionais na área de Tecnologia da Informação. Empreendedor desde 1994.
Autor dos livros: “O Líder Transformador, como transformar pessoas em líderes”, “Conversa de Elevador – uma fórmula de sucesso para sua carreira” e “Diversity in coaching – working with age, gender, culture and race”, esse último escrito em parceria com Jonathan Passmore e Marshall Goldsmith, este último considerado o mais importante coach executivo da atualidade.
Fundador da Alliance Coaching – empresa especializada em Coaching para altos executivos. Fundador da “Enlevo – Treinamento para líderes” e foi Vice-Presidente do Chapter São Paulo da Federação Internacional de Coaches (Brasil). Administrador de Empresas e Analista de Sistemas, formado pelas Faculdades Associadas de São Paulo.
Pós Graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Certificado em Coach e Master Coach pelo Instituto de Coaching Integrado.
Certificado em Administração de Experiência do Consumidor pela Shaun Smith Co (Inglaterra). Executivo de Negócios por 20 anos em organizações como Microtec Sistemas e Digital Equipment Corporation – hoje HP. Fundador da Symox Informática. Colunista e fonte sobre liderança empresarial, gestão de pessoas e carreira executiva dos portais Você S.A., Exame, Infomoney, Administradores, Mundo RH e do programa Olhar Digital.
Conselheiro da Associação Brasileira de Recursos Humanos em São Paulo, ABRH-SP, onde também coordena o Grupo de Estudos de Gestão de Cultura Organizacional.
Especialidades:
- Coaching Executivo
- Workshops e palestras sobre:
- Liderança executiva e empresarial
- Gestão de pessoas
- Competências de liderança como: feedback, motivação de pessoas, follow-up, comunicação, entre outras.
Temas das Palestras Online e Presenciais:
Coaching:
Coaching é o processo de desenvolvimento de competências. Competência é a capacidade de agir, de realizar ações em direção a um propósito, objetivo e metas. É um processo de investigação e reflexão. Descoberta pessoal de fraqueza e qualidades. Aumento da consciência de si. Aumento da capacidade de responsabilizar-se pela própria vida com estrutura e foco. O processo oferece feedback realista e apoio.
Coaching executivo (executive coaching) - direcionado para desenvolvimento de competências de liderança. Foca as habilidades para produzir resultados e a modificação de comportamentos que reduzam sua efetividade. Pode ser direcionado para coaching de habilidades, performance, desenvolvimento ou negócios.
Coaching de desenvolvimento humano - direcionado para outras áreas da vida da pessoa. Neste sentido os temas podem ser: aprimorar comunicação, relacionamentos, ser mais assertivo, deixar um legado, entre outros.
Coach Café:
Reunião de desenvolvimento de executivos em grupo para discussão de problemas reais de liderança com um coach. Neste evento os executivos trazem questões relacionadas a competências de liderança e gestão de pessoas e são conduzidos a estabelecer metas e criar ações para resolvê-las.
Supervisão para coach e líder-coach:
Reuniões periódicas com profissionais formados em coaching ou em liderança-coaching e que desejam acelerar seu desenvolvimento de forma personalizada.
Liderança:
Liderança é uma habilidade que se adquire pela transformação de conhecimento em falas e ações focadas nos propósitos da empresa. O líder deve ter um profundo interesse em conhecer-se e em como seus liderados funcionam e por isto o trabalho de desenvolvimento humano é essencial para a formação de líderes éticos e que apresentem equilíbrio entre os resultados de curto e de longo prazo.
O líder transformador, como transformar pessoas em líderes:
Um grande problema que as empresas enfrentam é a necessidade de formar líderes executivos constantemente em acordo com as necessidades dos negócios.
Quando isso não ocorre, a companhia apresentará pontos de fragilidade para o seu crescimento, manutenção de momento favorável, ou mesmo de capacidade para lidar com uma crise.
Essas situações são motivos de muito estresse, insegurança e incerteza do crescimento e lucratividade da empresa.
A causa disso é que a formação constante de gerentes e diretores requer metodologia para ser feita e a sensibilização de todos para a relevância do tema para o futuro da organização.
Por essa razão, a palestra: “O Líder Transformador, como transformar pessoas em líderes” é uma excelente solução para a conscientização da relevância da formação de gerentes e novos líderes na empresa.
Nesse trabalho, os profissionais são conscientizados sobre as melhores práticas de liderança em competências como: comunicação, delegação, follow-up, feedback, motivação e gestão de agenda.
Além disso, conhecerão os melhores estilos de liderança para cada contexto empresarial e, principalmente, qual a responsabilidade e a conexão de todos os gestores com os resultados da empresa.
O importante é que a companhia saiba criar novos líderes executivos especializados na gestão de pessoas.
E que esse desenvolvimento aconteça no ritmo adequado para suas operações e levando em conta as situações impostas pelo mercado.
A gestão de pessoas feita apropriadamente por líderes executivos resulta no desenvolvimento dos colaboradores, do espírito de equipe e do senso de responsabilidade de todos pelos resultados duradouros.
Palestra: O que o RH deve considerar para contratar um processo de coaching
Uma dificuldade que as empresas encontram é compreender todas os pormenores do processo de coaching e como ele deve ser aplicado aos executivos.
Quando esse conhecimento é falho ou incompleto, faz a companhia investir em contratações equivocadas de coaches.
Isso resulta em muita frustração, insatisfação e resultados negativos.
A causa disso é que contratar um coach requer conhecimento e, principalmente, critérios específicos para que seja feito de maneira correta.
Por essa razão, o workshop: “O que o RH deve considerar para contratar um processo de coaching”, é uma excelente alternativa pra conhecer, aprofundar e tirar dúvidas sobre como contratar e aplicar o processo de coaching dentro da empresa.
Nele, os profissionais saberão todos os aspectos do processo e como ele deve ser aplicado na estrutura de desenvolvimento de gestores da companhia.
O importante é que o coaching seja utilizado de maneira a capacitar os líderes mais relevantes a empresa.
E que seja uma ferramenta decisiva para a companhia atingir os resultados que deseja por meio de líderes extremamente capacitados na gestão de pessoas, operações e no atendimento aos clientes.
Palestras sobre competências específicas de liderança executiva e empresarial:
Um problema que acontece nas empresas é a necessidade de fazer seus diretores e gerentes refletirem e desenvolverem uma única competência de liderança.
Isso acontece principalmente após uma pesquisa de clima organizacional ou de “melhor lugar para se trabalhar” e que tenha revelado pontos bem determinados a serem desenvolvidos nos gestores.
Nesse caso, uma palestra específica pode ser uma solução mais motivadora do que os fazer ver todo o espectro da liderança.
Por essa razão apresentamos palestras que abordam somente uma única competência que pode ser:
- Como delegar de modo efetivo
- Como dar feedback que desenvolva os colaboradores
- Como motivar pessoas continuamente
- Comunicação executiva: acabe com os problemas de comunicação na empresa
- Gestão de agenda e de prioridades
- Introdução à estratégia empresarial – como entender o negócio da companhia
- Como preparar-se para crises
Esses são assuntos que todo gerente e diretor deve relembrar frequentemente para desenvolver seus times em acordo com os propósitos da empresa.
Em geral, o dia a dia desses gestores o fazem negligenciar a importância de repetir e atualizar seus conhecimentos, conceitos e melhores práticas de liderança continuamente. Sem esse esforço, podem se tornar anacrônicos ao longo do tempo.
Portanto, o propósito dessas palestras é não apenas conscientizá-los a respeito desses temas, mas motivá-los a fazer seu autodesenvolvimento de modo constante e consistente. E, ao realizarem isso, se tornem modelos a todos os colaboradores.
AT 06-23
Contrate o(a) palestrante Silvio Celestino.
Palestrantes relacionados
Camila Martins
Marcos Wunderlich
Dra Cristiane Romano
Homero Reis
Alan Santanna
Marco Fabossi
Cida Garcia
Camila Santos
Roberto Madruga
Mauricio Patrocionio
Rodrigo Rosa
Virginia Gherard
Precisa de ajuda para escolher um palestrante?
Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.
Falar com um consultor