Vamos lá me ajuda a te ajudar

Palestrante escolhido

Me fala da sua empresa

Valorizamos a sua experiência

Sua lista

Não há palestrantes adicionados à sua lista no momento :/

Reflexões e dicas da motive...

Os 5 estágios do desenvolvimento humano

OS 5 ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Eu sou o Lucas Lopes, da Motive, a maior agência de palestrantes de São Paulo.

E minha missão é conectar você a pessoas, palestras e livros que vão te levar a auto descoberta!

 

Tudo que eu faço eu quero fazer o melhor possível, e isso não é diferente aqui na Motive, não é a toa que eu me beneficio das palestras que oferecemos pra puxar conteúdos e participamos de um monte de treinamentos e mentorias.

 

Em uma dessa mentorias eu descobri que uma teoria de um psicólogo comportamental chamado Robert Kegan: Os 5 Estágios do Desenvolvimento Mental Humano. Vou compartilhar com você agora:

 

1º estágio: Esse é o estágio do ego. Onde você não aceita receber qualquer não, pois você acredita que quando isso acontece, estão tirando a sua liberdade. Vemos esse estágio em crianças, quando a mãe fala que não pode pegar o chocolate no mercado, por exemplo (no caso do chocolate, não só as crianças heheh).

 

2º estágio: Estágio da colaboração. Aqui você já reconhece que o outro é necessário para que você conquiste o que precisa, mas a empatia não é forte. Ou seja, pessoas no segundo estágio tendem a passar por cima de pessoas que ficam em seu caminho, mesmo sentindo às vezes que talvez aquela atitude não seja correta. Vê-se muito esse estágio mental em adolescentes. Essa tendência de se sentir mal pelos outros (empatia) pode levar o indivíduo ao próximo estágio.

 

3º estágio: Estágio do equilíbrio. Aqui encontramos indivíduos que tem a habilidade conduzir diferentes pessoas em busca de um mesmo objetivo. Encontramos muitos líderes de empresa nesse nível mental. O ponto aqui é que, apesar do indivíduo do perfil estágio 3, apesar de ter empatia bem dosada, deixa de tomar certas decisões por medo do que outros vão pensar dele ou medo de magoar outras pessoas, mesmo sendo decisões justas.

 

4° estágio: Estágio da visão macro: Aqui o indivíduo não se enxerga apenas como uma engrenagem na máquina, mas também tenta entender o funcionamento da máquina e o que pode fazer para colaborar ou atuar de uma forma melhor dentro desse ambiente.

 

5º estágio: Estágio da transcendência. A ideia é que apenas 1% da população esteja nesse nível. Aqui o indivíduo, além de conter as evoluções dos níveis anteriores, se olha o tempo todo como se fosse um telespectador olhando para suas atitudes e evolução pelo lado de fora.

 

E aí?

Em qual estágio do desenvolvimento humano você se encontra?

 

Lucas Lopes – Fundador da Motiveação Palestras