Antônio Alberto Saraiva - Habib's Vendas - Especialistas

Antônio Alberto Saraiva - Habib's

São Paulo, SP
Entre R$ 70-100K
Português
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Qual é a chance de um médico português fazer sucesso no Brasil vendendo comida árabe durante um período de incertezas econômicas? Se você respondeu que a probabilidade é mínima, é porque você ainda não conhece a história de Alberto Saraiva, fundador de uma das maiores redes brasileira de fast-food do país, o Habib's.

A empresa emprega 22 mil colaboradores e tem mais 421 restaurantes distribuídos em mais de cem cidades em 20 Estados. Para alcançar números como esses e a fama de um dos empresários mais bem-sucedidos no Brasil, Saraiva segue à risca o seu lema de vida: Não desista; é preciso caminhar.

A frase que inspirou a vida do hoje empresário era dita por seu pai, Antonio Saraiva, todas as vezes em que ele pensava em desistir de seu maior sonho: ser médico. Foi para dar apoio e condições ao filho que ele e toda a família se mudaram de Santo Antonio da Platina, no Paraná, para a cidade de São Paulo, na década de 1970.

Com apenas 17 anos, Saraiva fazia cursinho de manhã e estudava no terceiro ano do ensino médio à noite.

Na primeira vez que tentou ingressar na faculdade de Medicina, ele prestou vestibular em cinco faculdades.

Não passou. No ano seguinte, foram seis tentativas. Também não passou. No outro ano, foram mais seis. Resultado: aprovado na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Enquanto o jovem pensava na carreira brilhante que poderia ter pela frente, seu pai, que tinha vindo de Portugal anos antes, comprava uma padaria na zona leste da capital paulista para garantir o sustento da família.

O negócio não era dos melhores. A loja tinha equipamentos velhos que viviam dando defeito e, além disso, era cercada por mais cinco padarias concorrentes.

Dezenove dias após a compra da padaria, houve um assalto no estabelecimento, e o pai de Alberto foi assassinado. O desespero e a indignação tomaram conta da família. Por ser o filho mais velho, Alberto decidiu continuar no lugar do pai e trancar o curso de Medicina. Havia muitas prestações para pagar.

De médico a padeiro:

Em vez de médico, ele teve que virar comerciante rapidamente. Até padeiro ele foi. Colocando literalmente a mão na massa, ele amenizava um dos problemas do empreendimento, que sofria com a falta de funcionários. Antes de Saraiva aprender a fazer pão, a padaria chegou ao ponto de comprar o produto de outros lugares, de tão comuns que eram as faltas dos padeiros contratados.

Mas fazer o próprio pão e, consequentemente, vendê-lo quentinho a toda hora não foi suficiente para atrair a clientela. Por isso, a estratégia adotada foi vender o pãozinho bem mais barato do que os concorrentes. A ideia foi diminuir o preço em 30%.

O plano começou a dar certo, e ele atraiu um novo tipo de cliente, os revendedores de pão, que vendiam o produto de porta em porta. Após apenas 16 meses, com a padaria faturando, ele vendeu o negócio para outro português e voltou a estudar.

Apesar de ter voltado para o curso de Medicina, ele já tinha sido picado pelo bichinho do comércio e decidiu continuar atuando no ramo. Mesmo na faculdade, decidiu montar um novo negócio: a Casa do Pastel.

A estratégia era a mesma: vender o pastel bem mais barato do que os demais. Mais um negócio de sucesso. Filas e mais filas na porta. A empresa chamou atenção de alguns corretores de negócios que se interessaram pelo estabelecimento, e mais uma vez ele o vendeu.

A mesma cena se repetiu quando ele decidiu abrir a Casa do Gnocchi, a Casa da Fogazza e um rodízio de pizza. Este último foi vendido antes mesmo de ser inaugurado.

Finalmente, em dezembro de 1980, dez anos após ter sonhado ser médico, ele se formou. Peguei meu diploma, coloquei na gaveta e fui para trás do balcão.

A primeira esfiha:

Foi então que, entre a montagem de um negócio e outro, um senhor com cerca de 70 anos bateu à porta de Saraiva e mudou seu destino. Cozinheiro aposentado, ele buscava uma oportunidade de trabalho. Paulo Abud alegou que, como morava no prédio em frente, o empresário não precisaria lhe pagar vale-transporte. Saraiva concordou em contratá-lo e perguntou o que ele sabia fazer.

A resposta foi comida árabe. O empresário dava uma oportunidade àquele que lhe ensinaria a receita do carro-chefe de seu negócio mais lucrativo: a esfiha.

Com o domínio da culinária árabe, o empresário apostou em um novo negócio. Nascia assim, em 1988, o Habib's. Instalado no bairro da Lapa, em São Paulo, a nova casa chamava atenção pela faixa colocada à porta. O anúncio garantia que ali estava a melhor esfirra do país. Mas não é porque era a melhor que teria que ser a mais cara. Ao contrário, a ideia era vender com o preço menor possível.

No cardápio foram incluídos ainda o pastel e o chope, produtos bem conhecidos dos brasileiros. Mas ter apenas um restaurante não era seu plano. Sozinho, ele conquistou 16 lojas.

A 17ª loja foi a primeira franquia. Ela surgiu em 1992. Mas o curioso é que a entrada no sistema de franchising se iniciou por interesse de uma cliente do Habib's. A primeira franqueada, Beatriz Braga, disse que queria abrir um restaurante da marca após uma festa de final de ano que ela organizou para a empresa em que trabalhava.

No final da comemoração, ao pagar a conta, ela estranhou o valor e pediu para que o gerente refizesse os cálculos. O rapaz atendeu ao pedido da mulher e chegou aos mesmos números. Inconformada, Beatriz pediu para chamar o dono da loja e disse que o valor era baixo demais para ser verdade. Alberto explicou que estava tudo certo e que esse era o objetivo da empresa: produtos de qualidade a preços baixos.

Ela então decidiu que queria um negócio como aquele. Interessado na proposta de Beatriz, o empresário foi estudar o sistema de franquias e decidiu encará-lo. Após dez anos de existência, a marca já tinha mais de cem restaurantes. Por ano, o Habib's vende 600 milhões de esfihas.

A escolha do nome:

O nome Habib's foi sugestão de Nelson Libbos, um amigo de Saraiva. De ascendência árabe, ele tinha o hábito de chamar todos de habib, termo carinhoso que, traduzido para português, significa querido ou amado. Ao contar sobre a ideia de montar uma rede de comida árabe, o empresário ouviu a seguinte sugestão: Habib, coloca o nome de Habib's. Palpite dado, palpite aceito.

Tema de Palestra:

- Gestão da Lucratividade:

De uma forma diferenciada, Dr. Alberto conta como que, a partir de uma pequena loja, foi construída a maior rede de fast food do Brasil, com capital 100% Nacional.

A Incrível trajetória da rede Habibs, sua filosofia de trabalho, as ferramentas de motivação das pessoas, a corajosa política de preços - tudo isto é posto de uma forma extremamente comunicativa.

Durante a apresentação, Dr. Alberto literalmente põe a mão na massa, enquanto faz a Palestra, numa performance envolvente, em pleno palco, mistura os ingredientes e prepara deliciosas Bibsfihas.

A Palestra é enriquecida com filmes, imagens e muita música.

O ponto alto da apresentação é surpreendente: Um grupo de dançarinas do ventre invade o cenário com sua graça e sensualidade.

Para fechar com chave de ouro, as dançarinas distribuem as Bibsfihas quentinhas ao público presente.

Dr. Alberto apresenta a sua fórmula de sucesso, através dos seguintes temas:

Outros Temas de Palestras:

- Ser comerciante
- Como conquistar clientes
- A arte de amar os clientes
- Lucratividade
- Estabeleça um diferencial
- A importância do preço
- Saber enxergar
- Lute pelo 1º lugar
- Verticalização ou terceirização
- Endividamento, o mal dos males
- Controle das despesas
- Sonhe, mantenha-se motivado
- Atendimento ao Cliente
- Cases de Sucesso
- Competitividade
- Criatividade e Inovação
- Empresários / Executivos de Sucesso
- Gestão de Pessoas
- Liderança
- Marketing / Comunicação
- Motivação
- Palestra Show
- Planejamento e Estratégia
- Trabalho em Equipe / Disciplina
- Vendas 
- Varejo

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