Daniel Cargnin Atletas Paraolímpicos

Daniel Cargnin Medalhista olímpico

Porto Alegre, RS
A consultar
Português
Falar com um consultor

Mais sobre o palestrante

Daniel Cargnin é judoca brasileiro e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na categoria meio-leve (até 66kg). É atleta da equipe Sogipa, da Marinha do Brasil (CDM) e titular da seleção brasileira de judô (CBJ). 

O judô entrou muito cedo na vida de Daniel, aos seis anos. Incentivado por um colega de escola, o porto-alegrense iniciou no esporte em uma academia de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Começou a se destacar e, aos 13 anos, recebeu um convite do técnico Antônio Carlos Pereira, o Kiko, para integrar a equipe da Sogipa. No entanto, uma curiosidade: até sua adolescência, o gaúcho ainda dividia atenções com o futebol — era lateral-direito das escolinhas do Grêmio. Até que um dia sua mãe, Ana Rita, aconselhou o filho a se dedicar a apenas uma das atividades. Foi quando Daniel optou pelo judô e, desde então, sua evolução é constante.

Desde 2015, Daniel participava de competições tanto pela equipe júnior quanto pela sênior do Brasil. Mas foi em 2017, após conquistar o Mundial Júnior de Zagreb e ser campeão da Seletiva Olímpica, que Cargnin se consolidou na seleção principal. E tudo isso com apenas 20 anos.

No Brasil, é o principal nome do peso meio-leve (-66kg): bicampeão pan-americano (2019 e 2020) e vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Conquistas que o credenciaram como titular absoluto da categoria.

Em 16 de junho de 2021, Daniel foi convocado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para a sua primeira Olimpíada: os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no Japão. O gaúcho lutou no dia 25 de julho, segundo dia da competição em Tóquio, e conquistou a medalha de bronze. Daniel iniciou a competição vencendo o egípcio Mohamed Abdelmawgoud, por ippon, no golden score. Após, nas oitavas de finais, passou pelo moldávio Denis Vieru com um wazari também no golden score. Nas quartas, derrotou o italiano Manuel Lombardo, vice-campeão mundial e líder do ranking, com um wazari. Na semifinal, perdeu por ippon para o japonês Hifumi Abe, bicampeão mundial. E, na decisão do bronze, venceu o israelense Baruch Shmailov com um wazari. O pódio, na ocasião, foi o primeiro da modalidade para o Brasil na Olimpíada de Tóquio 2020.

Assim como diversos atletas brasileiros, Daniel é terceiro sargento da Marinha do Brasil, integrante da Comissão de Desportos da Marinha (CDM) e do Centro de Educação Física Almirante Nunes (Cefan), desde 2017.

 

AT1123
Contato

Contrate o(a) palestrante Daniel Cargnin.

Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.
Falar com um consultor
Contato

Precisa de ajuda para escolher um palestrante?

Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.

Falar com um consultor
Precisa de ajuda para escolher um palestrante?
Depoimentos

O que falam do nosso trabalho.

Camila Tavarez Camila Tavarez Mentora / Excellence for Doctors

Nossos clientes