Fabio Mariano Borges
Mais sobre o palestrante
Profissional atuante comportamento do consumidor e pesquisa de mercado desde 1989, é doutor e mestre em Sociologia e Antropologia do Consumo pela PUC/SP, MBA em Marketing pela ESPM e graduado em propaganda pela ESPM e Ciências Sociais pela USP.
Atuou na área de pesquisa e insights em empresas como Talent, DataFolha, Sebrae, Lorenzetti, Editora Abril, Marítima Seguros, entre outras. Participou da fundação do DataPopular, instituto de pesquisa especializado nas classes populares.
Desde 2003 dirige a inSearch, agência de pesquisa de tendências e estudos de mercado.
Professor na ESPM, FGV, FIA/USP, FAPP e Insper.
Atua há 25 anos com comportamento do consumidor, estudos etnográficos e consumer insights, desenvolvendo estudos acadêmicos e pesquisas de mercado.
Doutor e Mestre em Sociologia do Consumo (Ciências Sociais) pela PUC/SP. MBA em Marketing pela ESPM, também graduado pela mesma instituição em Comunicação Social/Propaganda.
Cursou Ciências Sociais na USP. Áreas de docência:
- Pesquisa de Mercado
- Inteligência Competitiva
- Planejamento de Marketing e Comunicação
- Comportamento do Consumidor
- Consumer Insights
- Tendências
- Cultura e Consumo
- Consumidor em Mercados Emergentes
- Genealogia do Consumo
- Etnografia Urbana
- Etnografia
- Consumidor da Base da Pirâmide/Nova Classe Média
- Classes Populares
- Segmentos de Consumo Contemporâneo.
Docente do Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM-SP, graduação e Pós/MBA na mesma instituição. Também docente na graduação da Pós da FAAP, MBA na FGV, FIA/USP e Insper.
Orientador de TCC - Comunicação Social/Propaganda na FAAP. Ministrou curso de Pesquisa Etnográfica aplicada ao Marketing em Berlin e Madrid, de 2010 a 2012, a convite da Sanofi Aventis, para equipe de pesquisa de indústria farmacêutica.
Temas e áreas de pesquisa e estudos: Consumo: consumerismo, consumo e ativismo, consumo e cidadania, consumidor responsável e consciente, tipologias de consumidor, estilos de vida e life occasion, reclamações e manifestações de insatisfação de consumidores. Consumer Insigths e tendências.
Sociologia e Antropologia: complexidade, cibercultura, etnografia urbana, sociologia e antropologia visual, relações sexuais, ativismo, saúde e doença, religião, sociologia do cotidiano.
Larga experiência na liderança de pesquisas de mercado, estudos de insights e comportamento do consumidor.
Atual Diretor Executivo da Insearch - Tendências e Estudos de Mercado, empresa especializada em consumer insights-tendências e estudos de mercado, atendendo a empresas como JBS/Friboi, Twitter, Google, Carrefour, Hypermarcas, Unilever, Honda, Samsung, Seguros Unimed, Dicico, LandRover, Itaú, Boticário, Sanofi Aventis, Roche, Pfizer, entre outras.
Já atuou em pesquisa de mercado e marketing em empresas como Datafolha, Marítima Seguros, Lorenzetti, Editora Abril, Sebrae-SP (onde liderou mais de 200 projetos de pesquisa), Talent, DM9, Ibope.
Participou da fundação do DataPopular em 2001, empresa especializada em pesquisas sobre classes populares, dirigindo o instituto até 2003.
Especialista na aplicação de Pesquisa Etnográfica no Marketing para estudos de comportamento do consumidor, através de técnica desenvolvida para o mercado, apresentada e publicada em 2002 na ESOMAR.
Realizador de mais de 10 filmes etnográficos sobre comportamento do consumidor, focando em subculturas e no cotidiano do consumidor.
Temas de Palestra:
- Atendimento ao Cliente
- Criatividade e inovação
- Marketing/ Comunicação
- Vendas - Classe C
- Vendas / Varejo / Telemarketing
Contrate o(a) palestrante Fabio Mariano Borges.
Palestrantes relacionados
Fernando Pierry
Gabriela Otto
Ana Maria Moreira Monteiro
Julio Mendes
David Lederman
Roberto Duailibi
Gledson Magalhães
Jussier Ramalho
André Nery
Clóvis Tavares
Arnaldo Mazzolin
Antônio Biz
Precisa de ajuda para escolher um palestrante?
Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.
Falar com um consultor