Mansueto Almeida Economia, Cenário Nacional e Internacional

Mansueto Almeida

Não definido , NDF
Entre R$ 20-30k
Português
Falar com um consultor

Mais sobre o palestrante

Mansueto Facundo de Almeida Júnior é um economista e o atual secretário do Tesouro Nacional.

Pesquisador do IPEA, em maio de 2016 Mansueto Almeida foi convidado pelo Ministro Henrique Meirelles para integrar a equipe econômica do Ministério da Fazenda, vindo a assumir o posto de Secretário de Acompanhamento Econômico. Na Secretaria ele tem comandado a política fiscal, antiga atribuição do Tesouro Nacional, além de tratar dos planos de reformas econômicas atualmente em discussão do governo. Em janeiro de 2018, Mansueto passou a chefiar a Secretaria de Acompanhamento Fiscal. Em abril do mesmo ano, foi nomeado secretário do Tesouro Nacional.

Mansueto Almeida é considerado um dos maiores especialistas do país em contas públicas.

É um economista brasileiro, graduado pela Universidade Federal do Ceará e com Mestrado pela Universidade de São Paulo (USP). Cursou o Doutorado em Políticas Públicas no MIT, Cambridge, no Massachusetts, mas não defendeu a tese. O economista tem atuado na especialidade de Finanças e Contas Públicas, sendo atualmente um dos principais especialistas do tema no país.

É funcionário de carreira do IPEA em Brasília, lotado como Técnico de Planejamento e Pesquisa no instituto, tendo nesse âmbito assumido os seguintes cargos em Brasília: coordenador-geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica no Ministério da Fazenda (1995-1997), assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal (2005-2006). Também atuou como Assessor Econômico do Senador Tasso Jereissati e consultor para o então candidato a presidência Aécio Neves nas Eleições de 2014.

Em maio de 2016, voltou ao IPEA, mas foi convidado pelo Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para integrar sua equipe de economistas, vindo a assumir o cargo de Secretário na Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda em Brasília.

Na SEAE, ele tem contribuído nos esforços da equipe econômica para a implementação dos planos de Reformas, como no Ajuste Fiscal, na Reforma da legislação trabalhista e na Reforma Previdenciária. Na Secretaria, Mansueto Almeida tem defendido medidas de redução dos gastos governamentais e aumento da arrecadação para conter os consecutivos déficits do orçamento do governo federal, medidas já defendidas por ele antes de assumir o cargo.

Quanto a Previdência Social, tem se manifestado contra a aposentadoria precoce e apontado o déficit previdenciário como uma das causas dos problemas orçamentários do governo federal que constantemente tem sido obrigado a cobrir os constantes rombos na previdência. Segundo o Secretário, se o Congresso Nacional decidir não fazer ou adiar a reforma previdenciária prevista para votação em 2017, será preciso aumentar a carga tributária em 10 pontos do PIB, o que seria ainda mais catastrófico para o sistema previdenciário e para a própria economia do país, já em recessão. Assim, ele entende que as reformas, embora dolorosas no curto prazo, são necessárias para a sustentabilidade econômica do sistema previdenciário brasileiro.

Em novembro de 2017, foi especulado seu nome como possível ministro da fazenda do presidenciável Jair Bolsonaro.

A partir do Decreto da Presidência da República nº 9.266 de 16 de janeiro de 2018, a Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda foi extinta e sendo substituída por duas Secretarias. Dado essa reestruturação no Ministério da Fazenda, a Secretaria de Acompanhamento Fiscal deve ser chefiada por Mansueto Almeida. Nessa secretaria, Almeida continuará a coordenar os projetos da reforma da Previdência e o projeto de privatização da Lotex, a estatal brasileira de loterias.

Em abril de 2018, após a substituição de Henrique Meirelles por Eduardo Guardia no Ministério da Fazenda, foi anunciado que Mansueto Almeida irá assumir a Secretaria do Tesouro Nacional. Almeida havia sido cotado para assumir o Ministério do Planejamento e o BNDES, mas o novo ministro da Fazenda optou por designá-lo para a chefia do Tesouro Nacional.

Temas de Palestras:

- Contabilidade
- Economia Cenário Nacional e Internacional
- Economia Criativa
- Política - Pública

Contato

Contrate o(a) palestrante Mansueto Almeida.

Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.
Falar com um consultor
Contato

Precisa de ajuda para escolher um palestrante?

Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.

Falar com um consultor
Precisa de ajuda para escolher um palestrante?
Depoimentos

O que falam do nosso trabalho.

Luiz Magaldi Luiz Magaldi CEO / Grupo Bauminas

Nossos clientes