Marcus Nakagawa Sustentabilidade e ESG (governança ambiental, social e corporativa)

Marcus Nakagawa

São Paulo, SP
A consultar
Português
Falar com um consultor

Mais sobre o palestrante

Game changer | LOVE PEOPLE & PLANET | Professor | Awarded Author | TEDX Speaker & Mentor

Marcus Nakagawa, professor, autor premiado, mentor, TEDx speaker e palestrante de sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida. Idealizador, fundador e conselheiro deliberativo da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Idealizador da Plataforma Dias Mais Sustentáveis.

Professor da graduação e MBA da ESPM, nas questões de ética, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo social, terceiro setor e empreendedorismo; Coordenador do CEDS – Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental. Também é coordenador da ESPM + Sustentável, para inserção do tema na ESPM. 

Fundador e Ex sócio-diretor da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira para empreendedores empresariais, culturais e sociais. Responsável pelo Ciclo de Seminários de Sustentabilidade para PMEs, projeto da iSetor realizado em parceria com a IBM, Sebrae, Tetrapak, entre outros. Foi gerente de Sustentabilidade para Fornecedores da Philips para América Latina, responsável pelo Programa de Sustentabilidade/Responsabilidade Social no Brasil e pelo suporte à América Latina. Foi diretor na La Fabbrica do Brasil, agência italiana de projetos culturais e sociais com clientes como TIM, Fiat, Fundação Banco do Brasil, entre outros e já foi coordenador do Programa Social Nutrir, na Nestlé.

Doutorando em Sustentabilidade (EACH USP). Mestre em Administração com o foco em Sustentabilidade na Estratégia de Negócios das Empresas (PUC-SP), pós-graduado em Administração (ESAN-UNIFEI) e graduado em Propaganda e Marketing (ESPM-SP), participou do Programa de Educação Continuada em Administração para o Terceiro Setor, na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e do Liderazgo y Gerencia Social do Instituto Interamericano para el Desarrollo Social do BID, em Washington, EUA. Participou também do curso Gestão Responsável para a Sustentabilidade, da Fundação Dom Cabral (FDC). 

Nakagawa também fundou e dirigiu o Instituto MarCo3, ONG focada em Marketing e Comunicação para o Terceiro Setor; foi coordenador geral na Cooperapic – Cooperativa de entidades sociais; foi fundador da ESPM Social, no qual nos dias de hoje acompanha projetos dos grupos de alunos. 

Autor de capítulos em 7 livros e dos livros Marketing para Ambientes Disruptivos, Administração por Competências e 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo. Ganhador do Prêmio Jabuti 2019 na categoria Economia Criativa.

 

AT0324

Palestras

01

ESG e sustentabilidade empresarial

Apresentar o panorama do planeta por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) da ONU e as transformações necessárias para a gestão organizacional e empresarial por meio do ESG e da sustentabilidade.

Principais temas abordados na palestra:

  • Os desafios do Brasil e do Mundo
  • Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
  • Principais conceitos de ESG e Sustentabilidade Empresarial
  • Casos e práticas de ESG e Sustentabilidade Empresaril
  • O que tudo isso tem a ver com os profissionais e com a empresa?
  • Dicas de atitudes mais sustentáveis e projetos de ESG
02

O ESG como vetor de mudança na organização

Apresentar de forma dinâmica como o ESG pode ser um vetor de transformação na organização.

Principais temas abordados na palestra:

  • Os desafios do Brasil e do Mundo
  • Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
  • Como implementar o ESG na organização?
  • Quais são os principais desafios do ESG na empresa?
  • Casos de ESG
  • Desenvolvendo o ESG na empresa
03

Inovação para sustentabilidade

Objetivo: Mostrar como a sustentabilidade pode ser uma ferramenta de inovação.

As empresas estão sempre buscando uma forma de se diferenciar no mercado e muitas vezes não investem em inovação. E esta inovação está na ampliação de sua percepção das questões ligadas aos seus públicos de interesses (stakeholders) e nas questões ambientais e sociais.

Principais temas abordados na palestra:

  • Afinal o que é sustentabilidade? Estágios da sustentabilidade
  • Quem são os seus públicos de interesses
  • O que é inovação
  • Sustentabilidade como inovação
  • Casos de sucesso e de inovação
04

Sustentabilidade na Pequena e Média Empresa: necessidade ou obrigação?

Objetivo: Mostrar a importância de se ter este tema no radar, no planejamento e de preferência implementado na empresa.

As grandes empresas multinacionais, o cliente “dos sonhos” de qualquer PME, estão exigindo que seus fornecedores passem por auditorias de cunhos social, ambiental, legal, trabalhista, entre outros.

Principais temas abordados na palestra:

  • Principais conceitos
  • Casos de sucesso e insucesso
  • Ferramentas e os principais passos para o pensamento estratégico da sustentabilidade
05

Escolhendo um estilo de vida sustentável

Objetivo: Refletir sobre o atual estilo de vida e apresentar modelos e formas para uma transição mais sustentáveis.

Cada dia mais escutamos colegas reclamando do trânsito, do fluxo de trabalho, da contas, enfim. E todos desejam um estilo de vida mais humana, com mais contato com a natureza e com tempo com familiares e amigos.

Principais temas abordados na palestra:

  • Minha vida está um caos!
  • Por que os outros tem um estilo de vida melhor que o meu?
  • O que é um estilo de vida mais sustentável?
  • Ferramentas e técnicas
  • Mudanças e transformações
06

Como não ser Ecochato ou Biodesagradável

Objetivo: Mostrar de uma forma dinâmica e com bom humor casos de sucesso de como não ser Ecochato e desenvolver um pensamento para a inserção da sustentabilidade na estratégia de negócios.

Principais temas abordados na palestra:

  • Afinal o que é sustentabilidade? Estágios da sustentabilidade
  • Os personagens da empresa e principais perfis de uma empresa
  • O que é sustentabilidade para cada perfil?
  • Buscando vínculos, mostrando sinergia nos departamentos e moedas relacionais de troca
  • Alinhando ao negócio: macroambiente e microambiente
  • Cockpit: mostrando as metas.
07

Escolhendo o trabalho ou o estilo de vida?

Objetivo: Apresentar para o público as novas áreas de trabalho como o terceiro setor, a sustentabilidade, a economia criativa e o negócio social. Áreas em evidência nos tempos atuais que alinham valores pessoais com a atuação laboral.

Principais temas abordados na palestra:

  • Conceitos sobre terceiro setor, sustentabilidade, economia criativa e negócios sociais
  • O que se faz em cada área
  • Cenário de trabalho de cada área de trabalho
  • Alinhando valores pessoais com o trabalho
08

Meta empreendedorismo

Objetivo: Motivar o empreendedor (empresarial e departamental) e apresentar histórias de sucesso e fracasso por meio da meta linguagem, ou seja, o empreendedor falando do empreendedor.

Principais temas abordados na palestra:

  • Traga o seu sonho do plano da ideia para a realidade
  • Construa e busque apoio no seu networking
  • Tenha claro e transpareça sua missão e metas
  • Veja como financiar o seu empreendimento
  • Construa momentos de visibilidade para a organização e para o time.
09

Empreendedorismo Social: Mitos e Verdades

Objetivo: Apresentar o que é o empreendedorismo social e desmitificar a temática.

A busca pelo propósito e o trabalho cada dia está maior entre as novas gerações e as gerações que estão abandonando as empresas. O mercado fala sobre os negócios sociais, os negócios de impacto social e as organizações da sociedade civil organizada. Trabalhar com propósito e ganhar dinheiro é possível? Mas afinal o que é mito e o que é verdade?

Principais temas abordados na palestra:

  • O que é empreendedorismo social?
  • Quem é o empreendedor? Quem é o empreendedor social?
  • Organizações do terceiro setor
  • Negócios de impacto e negócios sociais
  • Casos e exemplos  / principais players no país.
10

A arte de dar e receber no mundo corporativo e organizacional – moedas relacionais de troca

Objetivo: Mostrar como a sustentabilidade pode ser uma ferramenta de inovação para as PMEs.

As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) estão sempre buscando uma forma de se diferenciar no mercado e muitas vezes não tem tempo de inovar, pois o dia a dia acaba consumindo o seu tempo. E esta inovação está na ampliação de sua percepção das questões ligadas aos seus públicos de interesses (stakeholders) e nas questões ambientais e sociais.

Principais temas abordados na palestra:

  • Afinal o que é sustentabilidade? Estágios da sustentabilidade
  • Quem são os seus públicos de interesses
  • O que é inovação?
  • Sustentabilidade como inovação
  • Casos de sucesso e de inovação
11

Sustentabilidade como base para inovação nas PMEs

Objetivo: Mostrar como a sustentabilidade pode ser uma ferramenta de inovação para as PMEs.

As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) estão sempre buscando uma forma de se diferenciar no mercado e muitas vezes não tem tempo de inovar, pois o dia a dia acaba consumindo o seu tempo. E esta inovação está na ampliação de sua percepção das questões ligadas aos seus públicos de interesses (stakeholders) e nas questões ambientais e sociais.

Principais temas abordados na palestra:

  • Afinal o que é sustentabilidade? Estágios da sustentabilidade
  • Quem são os seus públicos de interesses
  • O que é inovação?
  • Sustentabilidade como inovação
  • Casos de sucesso e de inovação
12

Networking em momentos de crise

Objetivo: Apresentar que o Networking tem que ser feito constantemente e as mostrar as principais técnicas desta ferramenta.

Os profissionais de mercado sempre estão focados nas suas empresas, empreendimentos e contatos ligados ao seu dia a dia. Raramente fazem networking fora da empresa, da organização ou da instituição. O que acarreta numa diminuição do seu networking, ou uma rede menor. Quando uma crise chega na empresa e as demissões começam, os profissionais começam o networking. E com isso muitas vezes já é tarde demais.

Principais temas abordados na palestra:

  • Crise e agora?
  • Quem são meus amigos e quem são meus colegas?
  • Principais ferramentas de networking – o que fazer?
  • Contato constante
  • Dar e receber
13

Trabalho e motivação social: como juntar projetos sociais com o meu estilo de vida?

Objetivo: Apresentar modelos e ideias para juntar projetos sociais com alguns estilos de vida.

Já ouvimos alguns amigos e amigas falando que gostariam muito de ajudar mais pessoas, ajudar a natureza e fazer algo com propósito. Porém não tem tempo ou acham que precisam dedicar o tempo todo para estas atividades. Ou ainda estão deixando para mais tarde, quando se aposentarem ou quando ganharem mais dinheiro.

Principais temas abordados na palestra:

  • Quero ajudar e não sei como?
  • O que é um projeto social? O que é voluntariado?
  • Estilos de vida
  • Ferramentas e técnicas
  • Mudanças e transformações
14

101 dias com ações mais sustentáveis

Objetivo: Apresentar algumas das ações mais sustentáveis para o dia a dia.

Todos os dias sou questionado como colocar esta tal da sustentabilidade, do desenvolvimento sustentável no dia a dia. Esta palestra está baseada no livro 101 dias com ações mais sustentáveis para melhorar o mundo. No final da palestra livros serão sorteados também.

Principais temas abordados na palestra:

  • O que é sustentabilidade?
  • O que são os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?
  • Estilos de vida
  • Ações mais sustentáveis para o dia a dia
  • Mudanças e transformações
15

Jovens e a mudança do mundo

Objetivo: Apresentar para os jovens alguns caminhos para a inovação e a mudança do mundo.

A história mostra que, principalmente, os jovens foram os responsáveis pelas mudanças no mundo. E que o espírito questionador destas novas gerações  faz com que haja transformações disruptivas. Como lidar com este tema? Que mudança fazer?

Principais temas abordados na palestra:

  • O é o jovem? Quais são as gerações?
  • Que mudanças queremos? Quais os desafios do mundo atual e futuro?
  • O que são os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?
  • Estilos de vida
  • Mudanças e transformações
16

Negócios sociais, um novo modelo de empresa?

Objetivo: Apresentar o que é o negócio social e discutir o modelo de negócio.

A busca pelo propósito e o trabalho cada dia está maior entre as novas gerações e as gerações que estão abandonando as empresas. O mercado fala sobre os negócios sociais e os negócios de impacto social. Trabalhar com propósito e ao mesmo tempo ganhar dinheiro. Mas afinal o que é neste novo modelo de empresa?

Principais temas abordados na palestra:

  • O que é empreendedorismo social?
  • Por que precisamos de empreendedores sociais?
  • Negócios de impacto e negócios sociais
  • Casos e exemplos  / principais players no país
17

Buscando o propósito para o empreendimento e para o trabalho!

Objetivo: Mostrar que dá para conciliar o propósito com o trabalho ou o empreendimento.

A busca pelo propósito e o trabalho cada dia está maior entre as novas gerações e as gerações que estão abandonando as empresas. As pessoas estão cansadas do mesmo estilo de vida de trabalhar, trabalhar, fazer contas e fazer dívidas. A questão financeira não é a única prioridade de um público que cada vez mais está aumentando. Como criar propósito para o empreedimento ou para o trabalho que eu realizo?

Principais temas abordados na palestra:

  • O que é propóstio?
  • Por que os outros tem um estilo de vida melhor que o meu?
  • O que é uma vida com propósito?
  • Como unir o que eu gosto com o que eu acredito?
  • Casos e exemplos
  • Ferramentas e técnicas
18

Sob Demanda: desenvolvemos a palestra dentro da sua necessidade

Contato

Contrate o(a) palestrante Marcus Nakagawa.

Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.
Falar com um consultor
Contato

Precisa de ajuda para escolher um palestrante?

Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.

Falar com um consultor
Precisa de ajuda para escolher um palestrante?
Depoimentos

O que falam do nosso trabalho.

Luiz Magaldi Luiz Magaldi CEO / Grupo Bauminas

Nossos clientes