Mais sobre o palestrante
Maria Flávia converge motivação e conhecimento de forma ímpar e eficaz em suas apresentações, habilidade que foi adquirida ao longo dos seus mais de 10 anos como professora universitária e palestrante em empresas dos mais variados segmentos: indústria, cooperativas, governo, comércio, ONG’s e serviços.
Como percursora da educação empreendedora se tornou referência nacional e publicou o livro “Educação e Empreendedorismo Social: um encontro que (trans)forma cidadãos”. Também foi responsável pela criação da primeira agência experimental de empreendedorismo social do Brasil.
Doutora em Administração, foi finalista do prêmio Ethos-Valor Econômico e responsável pelo desenvolvimento do treinamento dos 12 mil não-voluntários da operação de atendimento da Copa do Mundo no Brasil.
Entusiasta nos temas que envolvem a humanização, ela acredita – e prova – que sempre é possível aperfeiçoar e potencializar as inúmeras capacidades pessoais. Maria Flávia é a indicação certa quanto os assuntos envolvem motivação, empreendedorismo, liderança e atendimento ao púbico.
“Se o combustível das empresas é o resultado, o combustível dos colaboradores é a motivação.”
Temas das Palestras Presenciais e Online:
1. A alma é o segredo do negócio
(Trans)formar o ambiente de trabalho em algo que motive e garanta a autoestima das pessoas em suas mais diversas necessidades emocionais é um dos grandes desafios das empresas que pretendem humanizar-se mais. A palestra “a alma é o segredo do negócio”, é uma tentativa de alertar as empresas de irem à busca de uma gestão mais humanizada, centrada nas pessoas e na amorosidade, no respeito.
De maneira lúdica e provocativa, são abordados temas como a revalorização do capital humano nas organizações que terão, por consequência, trabalhadores informados, felizes, criativos, responsáveis e menos doentes ou frustrados. Nessa proposta, são usados elementos como imagens e músicas que levarão o participante a refletir sobre a imprescindível necessidade contemporânea de colocar o ser humano em primeiro plano nas organizações, por meio de uma nova prática gerencial, que promova valor das pessoas COM e NO trabalho.
2. Liderança inspiradora
Nesta palestra, o foco é ampliar a consciência e a atuação dos líderes no contexto organizacional, aumentando o autoconhecimento e fomentando a busca da realização pessoal e profissional , independente do no nível hierárquico e de gestão. Alguns dos tópicos abordados:
- O papel do líder: compreendendo o que é e qual é seu impacto nos resultados.
- Gerenciar a si mesmo – Autoconhecimento e Auto Imagem
- Auto estima e o impacto nas relações interpessoais e resultado organizacional;
- A formação da personalidade na atuação do indivíduo;
- O Equilíbrio emocional do líder e seus efeitos sobre as equipes;
Os temas serão abordados, de maneira lúdica e provocativa, considerando sempre a revalorização do capital humano nas organizações que terão, por consequência, trabalhadores informados, felizes, criativos, responsáveis e menos doentes ou frustrados. Nessa proposta, serão usados elementos como imagens que levarão o participante a refletir sobre a imprescindível necessidade de liderar de forma contemporânea, para colocar o ser humano em primeiro plano nas organizações, por meio de uma nova prática gerencial que promova valor das pessoas COM e NO trabalho.
3. “O papel do empreendedorismo em cenários turbulentos”
Numa sociedade cada dia mais presa à valores materiais e tecnológicos, algumas pessoas e empresas começaram a perder referências sobre o que é o relacionamento, da importância que têm o ser humano, suas diferenças, sua cultura. Por meio ao estímulo de novas práticas – menos mecanicistas e mais cooperativas, acreditamos na capacidade humana e empresarial de renovação de sua história, resgatando aquilo que tem de mais genuíno e de mais interessante: uma gestão mais humanizada, centrada na amorosidade e no respeito.
4. O jeito brasileiro de atender
A palestra busca reflexões sobre a importância do atendimento na sociedade contemporânea na qual os profissionais precisam se posicionar diante de tantos desafios e de múltiplas funções. “Conseguir atravessar cada barreira, imposta no seu cotidiano, é o que os tornam vencedores”. – ressalta a palestrante. A palestra é customizada de acordo com o perfil e objetivos do evento.
5. Educar para (trans)formar
Desde muito tempo, é comum ver nos noticiários nacionais sobre o cenário inóspito da educação brasileira. Essa temática tem estado latente já que vivemos um novo mundo, uma nova realidade que tem, portanto, um novo aluno: conectado às novas tecnologias, atento às novas descobertas e, portanto, aberto ao novo.
Entendendo que as escolas deverão repensar seus modelos e apostar em formatos mais livres, que coloquem o aluno no centro, extrapolando os espaços das salas de aula e dialogando com a comunidade, essa palestra é uma oportunidade de reflexão sobre a Educação Empreendedora, que tem como objetivo primeiro contribuir para a construção de uma nova realidade docente e discente que vá além das notas e exercícios formais comumente usados nas universidades como forma de avaliação e formação.
A palestrante é responsável pela criação de programas de educação empreendedora inter e multidisciplinar já implantados, por meio do empreendedorismo. O que se pretende, portanto, nesse encontro, é problematizar a questão da multi e da interdisciplinaridade na postura pedagógica de forma inovadora, entendendo que, as escolas passam por um momento de repensar seus modelos no desenvolvimento de formatos mais livres, que coloquem o aluno no centro, extrapolando os espaços das salas de aula e dialogando com a comunidade. Como o empreendedorismo é uma área que promove, por si só, a vivência da inovação e das novas descobertas, a palestra pretende ser um caminho facilitador para uma aprendizagem transformadora de liberdade, cooperação, protagonismo e questionamentos, por meio de novos projetos que integrem o conhecimento de disciplinas e áreas do conhecimento distintas, promovendo um ambiente acolhedor e fértil para produções criativas e inovadoras.
6. Engajamento e Empoderamento: A Alma do Cooperativismo
Diferente dos produtos e da gestão de qualquer que seja a grupo ou cooperativa, colaboradores são pessoas para muito além de números, e isso precisa estar muito claro. A partir do momento em que a autoestima, o bem estar e a coparticipação se tornam partes da “visão” da corporação, a trilha positiva dos resultados e do sucesso tende a ser menos desnivelada e mais possível.
Nesta apresentação, a palestrante fala sobre a valorização do capital humano, da comunicação organizacional e do alinhamento horizontal de maneira provocativa, sempre permeando entre os princípios do cooperativismo. Com o objetivo de instigar seus cooperados e parceiros à gestão democrática e ao interesse mútuo na relação que envolve as empresas parceiras, os clientes e a comunidade, Maria Flávia conduz um pensamento responsável, unificado e transformador sempre partindo do indivíduo para o todo.
Criar um sentimento de pertencimento é criar um laço na relação funcionário-cooperativa muito mais estável!
AT0723
Contrate o(a) palestrante Maria Flávia Bastos.
Palestrantes relacionados
Armando Lourenzo
Fernando Trevisan
José Salibi Neto
Gisela Kassoy
Henri Cardim
Lisiane Lemos
Luciana Tannure
Felipão
Floriano Serra Júnior
Sofia Esteves
Marcelo Torres Jazz Band
Gilberto Shinyashiki
Precisa de ajuda para escolher um palestrante?
Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.
Falar com um consultor