Mais sobre o palestrante
Zinho, é ex-jogador de futebol, dirigente esportivo, treinador e atualmente trabalha como jornalista esportivo com passagem pela Fox Esportes e ESPN.
Crizam César de Oliveira Filho, mais conhecido como Zinho, foi revelado no time de futebol do Flamengo, iniciou sua carreira, em 1986, quando teve a oportunidade de atuar ao lado de Zico, Andrade e Leandro, alguns dos maiores craques da história rubro-negra. Mas além dessas feras, também atuou com novos talentos como Jorginho, Ailton e Bebeto, onde acompanharam-no em suas primeiras conquistas.
Foi considerado o segundo jogador recordista de jogos pelo Brasileirão superado por Rogerio Ceni. De 1986 a 2004, Zinho acumulou 370 jogos pela competição. Enquanto jogador, além do clube do Flamengo, Zinho também jogou pelo clube do Palmeiras, Yokohama Flugels (Japão), Grêmio, Cruzeiro, Nova Iguaçu, Miami (EUA), ganhando inúmeros títulos. Também, foi tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994.
Por volta do final de 2006, o Miami propôs a Zinho que se tornasse o treinador do time. Aceitando a proposta, Zinho iniciou uma nova fase. Em meados de 2010 retornou ao Brasil para dar continuidade à sua carreira acertando com o Nova Iguaçu, onde atuou como diretor executivo. A relação de Zinho com a Seleção Brasileira se deu de uma maneira curiosa. Em 1970, quando o menino Crizam tinha apenas 3 anos, ele se perdeu da família durante a comemoração do tri. Ali a mãe do atleta, Moyseslita, rezou e disse que, se o encontrasse, o menino atuaria pelo Brasil. A primeira convocação de Zinho para a Seleção foi em 1989, quando ele tinha 21 anos. Zinho foi Campeão do Mundo em 94, jogando com a camisa 9 e sendo o responsável por fazer o jogo girar. Toda bola de ligação ao ataque passava por ele.
Não fez gols no Mundial, mas foi importantíssimo para a conquista. Contudo, obrigado a ajudar na marcação, Zinho viu-se preso ao meio-campo e, sem poder avançar ao ataque, seu futebol não esteve à altura de suas atuações pelo Palmeiras. Logo vieram as críticas, e a imprensa esportiva da época foi, extremamente, dura com o jogador, que passou a ser ironizado com o apelido de Zinho enceradeira. Pela Seleção Brasileira, Zinho marcou seis gols em 57 jogos, segundo o livro "Seleção Brasileira 90 Anos", de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.
AT1103
Contrate o(a) palestrante Zinho.
Palestrantes relacionados
Marcelinho Carioca
Dario Pereyra Ex-jogador de futebol
Édson Ataliba Cândido - Ataliba
Dadá Maravilha ex-jogador de futebol
Bebeto
Zetti ex-jogador de futebol
Jakson Follmann
Standup A Melhor Resenha do Mundo Vampeta, Edilson e Amaral
Muricy Ramalho
Ricardo Rocha (Ex jogador)
João Paulo
Aloísio Chulapa
Precisa de ajuda para escolher um palestrante?
Entre em contato conosco e compartilhe suas necessidades e objetivos para o evento. Nossos consultores experientes auxiliarão em todo processo para encontrar o palestrante ideal que atenda às suas expectativas e orçamento.
Falar com um consultor