Eduardo Zugaib Liderança

Eduardo Zugaib

Mogi das Cruzes, SP
Entre R$ 20-30k
Português
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Mais sobre o palestrante

Eduardo Zugaib é educador corporativo e especialista em comunicação e atitude para liderança

"HISTÓRIAS QUE PROVOCAM LIDERANÇAS E EMPRESAS A TRANSFORMAREM A SUA PRÓPRIA HISTÓRIA”

A frase acima resume o que eu faço. Ela surgiu do encontro entre as minhas experiências profissionais na Comunicação, na Educação e na Literatura. Deste encontro nasceu um profissional do conhecimento norteado pelo propósito de INSPIRAR PESSOAS E EMPRESAS À MUDANÇA ATRAVÉS DA CONSCIÊNCIA E PRÁTICA DAS PEQUENAS ATITUDES. Acredito fortemente que são elas, as pequenas atitudes, que provocam grandes e sustentáveis transformações.

Nos últimos 15 anos este propósito tem me permitido ajudar empresas de todo o Brasil, que enfrentam o contínuo desafio de DESENVOLVER LIDERANÇAS INSPIRADORAS, COMUNICAÇÃO EFETIVA e PROTAGONISMO entre seus times.

Na prática, isso acontece na forma de PALESTRAS, SEMINÁRIOS, TALKS CORPORATIVOS e WORKSHOPS, presenciais e on-line, sempre com abordagens atuais, práticas e bem-humoradas, muita delas ancoradas em alguns dos livros que publiquei.

Sobre o livro A Revolução do Pouquinho:

Best-seller corporativo que trata de gestão de mudanças, construção sustentável de resultados e enfrentamento de crises. Desde o lançamento do livro A Revolução do Pouquinho em 2014, as palestras e treinamentos conduzidos exclusivamente pelo autor EDUARDO ZUGAIB vêm ajudando milhares pessoas na construção de mudanças mais sustentáveis, bem como centenas de empresas no fortalecimento de sua cultura organizacional, a partir do desenvolvimento de um campo de atitudes mais concreto e alinhado entre suas lideranças

Este sucesso reside no propósito de oferecer uma estrutura de pensamento e ação realista, praticável e mensurável no campo das atitudes a todo aquele e aquela que pretenda conquistar melhores resultados nos diversos palcos da vida: pessoal, profissional e relacional.

Alinhadas à nova edição revista e ampliada do livro (2024), as NOVAS PALESTRAS DA REVOLUÇÃO DO POUQUINHO proporcionam ainda mais intensidade, histórias inspiradoras, reflexões e provocações, temperadas pela experiência construída neste período pelo autor, em sua atuação no desenvolvimento de executivos e lideranças.

Uma rica jornada que provou que a Revolução do Pouquinho é um conteúdo que conversa de forma democrática e acessível com as mais variadas realidades e mercados. Afinal, nela tratamos de atitudes. E são elas, as nossas atitudes, que além de nos tornarem mais humanos, nos ajudam a construir resultados mais robustos e perenes.

 

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Palestras

01

Pequenas Atitudes, Grandes Resultados

Palestra fundamentada no best-seller corporativo A Revolução do Pouquinho, de autoria do palestrante.

Uma narrativa dinâmica, pontuada por reflexão, leveza e sensibilização. A partir da consciência da mudança não como um evento e sim como um processo, apresentamos as atitudes que fortalecem o protagonismo diante das transformações necessárias, seja frente à ‘mudança que a gente abraça’ ou ‘à mudança que abraça a gente’.

Abordagens:

  • Protagonismo: Conhecendo e apropriandose da relação essencial do protagonismo: a sinergia entre coração e razão, que fortalece a resiliência frente às mudanças.
  • Autoconhecimento: O reconhecimento da própria história, a consciência do propósito e a visualização do legado consciente trazendo mais sentido e significado para o trabalho e a vida.
  • Equipes Sinérgicas: Os tipos de relações em equipe e como contribuir para que sejam menos subtrativas (em atendimento ao próprio ego) e mais exponenciais, frente às complexidades do mundo.
  • Efetividade: A diferença entre fazer parte e fazer acontecer. Uma divertida analogia sobre a responsabilidade na construção de soluções mais conectadas com o contexto e com melhores resultados

Momento Organizacional:

processos de mudanças - gestão de crises – maior protagonismo - melhoria contínua
fortalecimento da cultura organizacional - sustentabilidade - melhor performance em vendas

02

De chefe tóxico a líder que inspira

Uma assertiva provocação e um profundo convite às lideranças quanto à sua responsabilidade na construção do ambiente interno

Seu papel como modelo de respeito e de segurança psicológica junto aos seus pares e equipe. Em forte narrativa pessoal, intercalada com insights para a liderança empática, o palestrante explora a própria vulnerabilidade como ex-líder de equipes, criando forte identidade com o público.

Abordagens:

  • Armadilhas do Ego: Quando o ego joga contra: o modelo de perpetuação da cultura tóxica. Autoconsciência, desconstrução e reinvenção da liderança em uma nova e mais produtiva perspectiva.
  • Segurança Psicológica: Liderança tóxica ou inspiradora: como identificar o papel que desempenhamos nas nossas organizações. Estamos matando ou fortalecendo o propósito das pessoas e da empresa?
  • Ambiente de Confiança: Elevando a empatia da condição de sentimento à de uma poderosa ferramenta, para melhor conhecimento do time e maior influência positiva no trabalho e nas relações.
  • Comunicação Empática: Compreendendo os caminhos da comunicação efetiva e nãoviolenta, para melhores relações no trabalho, clima interno saudável e melhores resultados para o negócio.

Momento Organizacional:

Amadurecimento da liderança - desenvolvimento de habilidades emocionais em equipe – gestão mais empática versus ambientes tóxicos – construção de ambiente de confiança – fortalecimento da empatia e da assertividade na gestão de pessoas

03

Porquê, Pra quê e Por Quem fazemos o que fazemos?

Uma abordagem autoral didática e assertiva, que ajuda a tirar o tema da subjetividade e conectá-lo à vida de cada um.

Palestra que aborda em linguagem leve e acessível questões práticas sobre a importância da clareza do propósito, a construção de mais sentido e significado no trabalho, a realização na vida e os resultados nos nossos projetos e ações.

Abordagens:

  • Histórias e Valores: A consciência e a compreensão da própria história e dos valores que norteiam as decisões, pontos de força para o autoconhecimento e maior resiliência no aqui e agora.
  • Construção de Legado: O futuro imediato e sua compreensão como o ponto onde empreenderemos nossas próximas e mensuráveis atitudes.  A construção consciente do bom impacto pessoal e profissional.
  • Significado de Trabalho: Protagonismo no aqui e agora, unindo história e legado. A necessidade de transformar zona de tarefação em zona de realização, para uma vida com mais propósito e sentido.
  • Ser e Fazer Diferença: A compreensão das ‘dores’ que aliviamos e da sustentabilidade criada na vida de liderados, pares, clientes e sociedade. A valoração do próprio trabalho, por menos complexo que seja

Momento Organizacional:

fortalecimento da cultura organizacional – apresentação da missão, visão e valores – planejamento estratégico - protagonismo – despertar para a sustentabilidade E.S.G

04

Atitude para viver, trabalhar e decidir melhor

A excelência é resultado da regularidade, da responsabilidade e das decisões que tomamos, norteadas por valores claros, declarados, praticados e percebidos.

Nesta palestra, é apresentado um roteiro prático de atitudes organizadas em forma de filosofia de vida. Uma provocação que possibilita ao participante maior compreensão sobre felicidade, excelência e autoconsciência, seja na liderança de si mesmo, do próprio trabalho e de equipes.

Abordagens:

  • Explicando a fecilidade: Como o autoconhecimento e a compreensão lúcida da alegria e da tristeza nos conduzem para uma vida mais feliz, plena e com resultados concretos.
  • Tomada de decisão: Como os Valores ajudam na tomada consciente de decisões, influenciando positivamente o capital moral entre liderados, pares e clientes.
  • Zona de conforto: O que a zona de conforto tem a ver com performance e porque é importante fazer as pazes com e entre ambas. A importância de evitar cair na zona de inércia.
  • Lifelong learning: A compreensão dos ciclos pessoais e profissionais e do compromisso de aprendizado em cada um deles. Viver para transformar conhecimento em sabedoria e atitude.

Momento Organizacional:

amadurecimento da liderança – fortalecimento da cultura organizacional – construção consciente da performance – autoconhecimento – discussões sobre accountability - autorresponsabilidade

05

Comunicação total: precisão, empatia e presença

Provocação que inspira a melhoria da influência entre pares e equipes, com foco em melhores resultados. Adaptável a times de vendas e atendimento.

Palestra divertida, interativa e pragmática, trazendo abordagens leves e instigantes sobre temas sensíveis relacionados à comunicação e atitude em liderança. O participante é conduzido a um conhecimento acessível e prático para aperfeiçoar a comunicação a partir da compreensão dos fatores Precisão, Empatia e Presença.

Abordagens:

  • Subjetividade e "zona de cinza": Quando sobra espaço para a imaginação: os estragos de uma comunicação falha ou distorcida. Os achismos e dilemas (inclusive éticos) que corrompem as relações e fragilizam os negócios.
  • Precisaõ de objetividade: A comunicação que informa: o maior cuidado com a informação ainda é pouco. A clareza que precisa disciplinar protocolos, orientar processos e estabelecer metas e métricas.
  • Empatia e assertividade: A comunicação que inspira: não basta conteúdo, é preciso a forma certa. A construção de ambientes assertivos, que estimulem o pertencimento de profissionais e equipes.
  • Frequência e desenvolvimento: A comunicação que engaja: a parceria entre líder e liderados construída no dia a dia. A cultura de feedback. Construção da segurança psicológica e engajamento, mesmo em momentos críticos e duramte conversas difíceis

Momento Organizacional:

melhoria do clima interno – incentivo à cultura de feedback – aperfeiçoamento da confiança e segurança no time – incentivo à comunicação não violenta – comunicação para vendas

06

Capital criativo e cultura de inovação

Uma provocação assertiva, leve e divertida sobre inovação: será que ela está restrita apenas a ‘tema de evento’ ou será que ela realmente faz parte da cultura organizacional, como prática entre lideranças e equipes?

Como a liderança pode promover a ambidestria organizacional, tirando a inovação do ‘banner da recepção’ e transformando-a em valor percebido no dia a dia da equipe, inclusive para o fortalecimento da pauta ESG.

Abordagens:

  • Onde e como inovar? Inovações substanciais, radicais e disruptivas. Inovando na configuração da empresa, na oferta e na experiência do cliente. A inovação ajudando na consolidação de práticas ESG.
  • Ambidestria organizacional: A evolução do mindset “inovar ou performar” para “inovar e performar”, estabelecendo tempo, espaço e incentivo às novas ideias, das que impactam o dia a dia até as que impactam todo o negócio.
  • Abundância e escassez: Da caatinga à Dubai: como o pensamento inovador pode ajudar a transformar o presente em cenários de escassez, bem como a construir o futuro em cenários de abundância.
  • Atitudes do líder inovador: Práticas cotidianas pessoais e em equipe para fortalecer o pensamento criativo: dizer não à ‘obsofrência’, fortalecer a diversidade, pensar fora do tempo e agir dentro da caixa.

Momento Organizacional:

reunião de planejamento estratégico e desenvolvimento de linhas de ação – convenções de liderança – inspiração para a ambidestria organizacional – estímulo à criatividade da equipe

07

O preço passa, a experiência fica

Neste encontro, o participante é inspirado a repensar e aprimorar a forma como conduz a relação com o cliente, compreendendo que o sucesso dele é o sucesso do negócio.

O mundo mudou, o cliente mudou. Compreender as relações de consumo, não apenas através
do conhecimento de produtos /serviços, mas também das experiências e memórias que eles
proporcionam, tornou-se fator crucial para o sucesso de equipes de vendas e atendimento.

Abordagens:

  • De produto à experiências: Como chegamos até aqui: um bolo de aniversário ajudando a simplificar a compreensão das mudanças nas relações de consumo, valor e preço ao longo das últimas décadas.
  • Razão e emoção: Afinal, quem é e onde está o cliente? Será que ele realmente tem sempre a razão? A compreensão dos perfis comportamentais essenciais fortalecendo o atendimento.
  • Cliente no centro: A escuta empática, a leitura atenta e as perguntas certas. O atendimento consultivo na busca da melhor solução para dores, expectativas, desejos e necessidades do cliente.
  • O fim da felicidade: A construção da curva da boa experiência. O encantamento que se constrói através do atendimento empático e da solução concreta, motivando o cliente a ficar, ficar e ficar...

Momento Organizacional:

convenção de vendas – reunião de vendas - aperfeiçoamento da experiência do cliente – inspiração para a melhoria do Net Promoter Score (NPS) – inspiração para superação de metas

08

Precisamos falar sobre ética

Uma provocação que tira a Ética da subjetividade que normalmente envolve este tema, trazendo-a para o campo prático das relações entre lideranças, equipes, parceiros e clientes

A diversidade e o respeito entre visões diferentes como pilares de uma cultura forte. A construção de relações mais sustentáveis e resultados robustos passa cada vez mais pela consciência sobre Ética como Atitude e todas as práticas que fortalecem nossa integridade.

Abordagens:

  • Ética, valores e integridade: O que é o quê e como estas questões impactam as relações pessoais, sociais e profissionais. A gestão de conflitos e a acomodação dos interesses dentro do terreno da convivência.
  • Ética na prática: Precisamos da ética ou a ética precisa de nós? Como este valor torna as relações mais civilizadas, num mundo polarizado, marcado pelas pós-verdades, pelo imediatismo e superficialidade.
  • Diversidade como força: A multiplicidade de opiniões e olhares, como elemento de força da organização. A construção de soluções mais efetivas para questões complexas da atualidade.
  • As disposições humanas: Do amor à barbárie: como as relações que empreendemos no trabalho - entre liderados, pares e clientes - impactam desde os resultados da empresa à sociedade como um todo

Momento Organizacional:

gestão de crises – conscientização para o accountability e a transparência - protagonismo melhoria contínua - fortalecimento da cultura organizacional – sustentabilidade do negócio

09

O manifesto do desapego

Uma palestra leve, dinâmica e provocativa, que instiga o participante a um maior protagonismo na manutenção da saúde mental e na qualidade do próprio tempo

Fundamentada na filosofia estoica, este conteúdo ajuda na identificação das atitudes que aceleram a queda no vigor mental e o desequilíbrio emocional, prejudicando não apenas o indivíduo como também as suas relações pessoais e profissionais.

Abordagens:

  • A matemática do cansaço: Como os imperativos atuais de “sucesso” fomentam a ‘síndrome do impostor’, criando percepções distorcidas de si mesmo, a queda na saúde emocional e no vigor mental diante de problemas reais.
  • Controle ou influência? Os recursos que podemos influenciar na busca de dias mais leves, mesmo vivendo tempos pesados e complexos. Trocar a ilusão do controle pela melhor compreensão da influência.
  • Vulnerabilidade: Porque sentir medo e pedir ajuda não são sinais de fraqueza. Como a aceitação da vulnerabilidade possibilita-nos dar o primeiro passo na nossa jornada de superação pessoal.
  • Desapego na prática: Identificando os ‘campos de desapego’. Práticas que ajudam na melhoria da autoestima e na construção de um tempo pessoal com mais qualidade, mais foco e melhores resultados

Momento Organizacional:

semana da qualidade – incentivo a novos comportamentos para saúde e qualidade de vida - fortalecimento da saúde mental em tempos de crise e mudanças – maior maturidade nas relações

10

O coração abre a trilha, a razão pavimenta a estrada

A trilha de atitudes da Revolução do Pouquinho para o AUTOCONHECIMENTO.

Com narrativa leve, Eduardo Zugaib convida os participantes à reflexões autênticas e lúcidas sobre seu momento atual, inspirando-o para uma vida que transforma experiências positivas ou negativas em aprendizado e evolução pessoal, compreendendo a competência do Autoconhecimento como ponto de partida de todo processo de transformação pessoal e profissional.

Abordagens:

  • UM POUQUINHO MAIS DE SUPERAÇÃO: A transformação da consciência em melhoria contínua, evitando o nivelamento pela média e buscando ser hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje.
  • UM POUQUINHO MAIS DE CONFIANÇA: Lucidez e vigor mental para o próximo passo, que muitas vezes é dado em terrenos desconhecidos ou instáveis.
  • UM POUQUINHO MAIS DE RESILIÊNCIA: Lidando com os revezes, erros e insucessos do caminho. A consciência do erro como consequência do movimento e o reerguer-se em uma melhor perspectiva.
  • UM POUQUINHO MAIS DE CORAÇÃO: A sinergia entre coração e razão ampliando a potência do nosso protagonismo e transformando mudanças que abraçam a gente em mudanças que a gente abraça.
  • UM POUQUINHO MAIS DE VULNERABILIDADE: A coragem de ser humano e de colocar pensamentos, sentimentos e incertezas à mesa, ampliando a autenticidade e a conexão humana.

Momento Organizacional:

• Desenvolvimento da maturidade profissional
• Humanização de lideranças
• Desenvolvimento de atendimento humanizado
• Processos de mudanças e gestão de crises
• Implantação de grandes projetos / sistemas
• Mudanças de processos operacionais

11

A marca das equipes que vencem

A busca de soluções mais abrangentes para atender clientes e contextos cada vez mais complexos torna-se mais efetiva quando as visões e talentos do time multiplicam-se entre si.

A trilha de atitudes da Revolução do Pouquinho para o aperfeiçoamento das RELAÇÕES. Eduardo Zugaib inspira os participantes à compreensão da diversidade, da valorização do outro, da sinergia e da interdependência como elementos de potência do time.

Abordagens:

  • UM POUQUINHO MAIS DE CONVERGÊNCIA: A matemática que promove relações mais potentes e melhores resultados. Diversidade na prática, reconhecendo o valor de cada um e enriquecendo as soluções da equipe.
  • UM POUQUINHO MAIS DE COMUNICAÇÃO: Precisão, empatia e presença minimizando ruídos, distorções e conflitos e promovendo um clima interno mais assertivos, inspirador e engajador.
  • UM POUQUINHO MAIS DE GENTILEZA: O respeito, o reconhecimento e a valorização das pessoas que fazem parte do time ajudando na construção do ambiente de confiança e de segurança psicológica.
  • UM POUQUINHO MAIS DE BOM HUMOR: A leveza na condução dos objetivos e desafios do dia, promovendo equilíbrio, conexões positivas e estimulando a criatividade do grupo.
  • UM POUQUINHO MAIS DE CONGRUÊNCIA: Pensar, sentir, falar e agir na mesma direção. A autenticidade e a confiabilidade de pessoas e times, preservando o capital moral mesmo em momentos mais críticos

Momento Organizacional:

• Ampliação do senso de pertencimento
• Melhoria do clima interno
• Fortalecimento da integração entre profissionais
• Consciência da diversidade como estratégia
• Ampliação da visão sistêmica
• Estímulo à multidisciplinariedade na equipe

12

Fazer parte, fazer a diferença, fazer acontecer

A trilha de atitudes da Revolução do Pouquinho para a EFETIVIDADE DOS RESULTADOS.

Provocação assertiva sobre as atitudes que possibilitam ao time conquistar melhor efetividade em vendas e também nas demais operações. A autorresponsabilidade e a busca pela superação de metas como estimulantes para as conquistas individuais e compartilhadas, o fortalecimento do time e a robustez e perenidade do negócio.

Abordagens:

  • UM POUQUINHO MAIS DE AMBIÇÃO: Metas: sonhar não basta, é preciso transformar nossos desejos em objetivos concretos e positivos e empenhar nossos melhores recursos para conquista-los.
  • UM POUQUINHO MAIS DE EFETIVIDADE: Métricas: fazer parte é bom, mas fazer a diferença é fundamental. Medir o nosso avanço ajuda a tornar os resultados mais robustos e sustentáveis.
  • UM POUQUINHO MAIS DE FOCO: Métodos: onde, quando e como utilizamos nosso conhecimento, nossa saúde e nossos relacionamentos para influenciar positivamente as nossas probabilidades.
  • UM POUQUINHO MAIS DE PRODUTIVIDADE: Monitoramento: o uso inteligente do tempo, ajudando-nos a eliminar as zonas de dispersão e ampliando nossa capacidade de planejar, priorizar e produzir.
  • UM POUQUINHO MAIS DE DECISÃO: Assumir riscos e agir: lidando com as variáveis não desejadas que surgem pelo caminho e construindo rotas de execução alternativas na busca dos nossos objetivos.

Momento Organizacional:

• Melhoria dos indicadores de vendas e NPS
• Melhoria da visão sistêmica e accountability
• Superação de metas, mudanças e desafios
• Mapeamento de novas oportunidades
• Melhoria da experiência do cliente
• Melhoria da qualidade de produtos/serviços

13

A mudança que abraça a gente, a mudança que a gente abraça

A trilha de atitudes da Revolução do Pouquinho para a GESTÃO DE MUDANÇAS, CRISES e RETOMADAS.

A compreensão da mudança como um processo, seja a mudança que planejamos construir em busca de melhor performance, mobilizando nossos melhores recursos e identificando oportunidades, ou seja a mudança que nasce de variáveis imprevistas e ameaças, desafiando nossa resiliência, capacidade de adaptação e superação.

Abordagens:

  • UM POUQUINHO MAIS DE MUDANÇA: Compreendendo os tipos de mudança e como lidera com elas. Desejar, planejar e agir na construção da mudança que queremos. Perceber, processar e reagir à mudança indesejada.
  • UM POUQUINHO MAIS DE ADAPTABILIDADE: A complexidade e a instabilidade do mundo atual e como podemos assimilar, processar e reagir à isso, transformando incertezas em oportunidades e novas formas de pensar e agir.
  • UM POUQUINHO MAIS DE APRENDIBILIDADE: A capacidade de transformar experiências positivas e negativas em aprendizado contínuo, ampliando nosso repertório a partir de novos conhecimentos, habilidades e atitudes.
  • UM POUQUINHO MAIS DE FLEXIBILIDADE: A percepção das pessoas, das relações e dos fatos sobre novas e ampliadas perspectivas. Enriquecendo o olhar para evitar vieses, interpretações viciadas e decisões superficiais.
  • UM POUQUINHO MAIS DE INOVAÇÃO: Transformando os cenários e construindo valor novo a partir de nossa criatividade aplicada a novos produtos, processos, relações e comportamentos.

Momento Organizacional:

• Cenários de mudanças internas ou externas
• Fusões, aquisições e culturas em conflito
• Cenários de crise e retomada de crescimento
• Novos comportamentos do cliente/consumidor
• Implantação de novos sistemas de gestão
• Melhoria da qualidade de produtos e serviços

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